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Como planejar um estande para um evento?

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Como planejar um estande para um evento?

Todos os anos, os principais eventos de grandes indústrias atraem milhões de reais em investimentos com aluguel de espaço, estrutura, pessoal para gerenciar o estande, atendentes, intérpretes, comida, iluminação e muitos outros detalhes. E não é de surpreender que as mesmas empresas repitam ou aumentem o investimento todos os anos, porque os bons eventos se pagam várias vezes.

Mas como garantir o retorno do seu o investimento?

Confira 5 dicas e detalhes para o seu estande fazer bonito nos dias do grande evento.

Assegure uma boa equipe

Eventos são imprevisíveis: em certos momentos, especialmente na manhã do primeiro dia, podem ser pouco movimentados; de repente, principalmente nas tardes de sexta e sábado, lotam de gente de todos os lugares. É melhor ter uma equipe ociosa em parte do tempo do que perder negócios por deixar o próximo grande comprador esperando ou não ter como atendê-lo. Tanto na diplomacia quanto na advocacia, os americanos têm um grande trunfo: levam delegações grandes, de modo a cobrir todas as áreas e sempre ter alguém descansado. Copie o que dá certo: leve ao estande uma equipe um pouco maior.

Adote um check-list

Existem centenas de minúcias que devem ser planejadas cuidadosamente, e por isso é importante ter um check-list com todos esses detalhes, como por exemplo, ferramentas e itens que irá precisar no estande: fita adesiva, cabos USB, baterias, pilhas, brochuras e um estoque gigante de canetas e cartões de visita.

Faça do seu estande uma sala de aula

Há duas necessidades humanas básicas, que seu estande pode preencher com facilidade e ao mesmo tempo: aprender e ter um lugar para sentar. Estandes bem sucedidos podem ter, por exemplo, um profissional ensinando, com slides, vídeos e cadeiras confortáveis. Quando as pessoas se sentam, acabam fazendo perguntas, tomando um cafezinho… e de repente estão fechando negócio.

Pense na concorrência

Seu estande não estará sozinho, a menos que a sua empresa seja do tipo que pode comprar “quarteirões” inteiros (às vezes, mais de um). Por isso, pensar nos seus vizinhos é importante e cumpre duas funções:

  • primeiro, ao alugar seu estande, pense se o público deles é parecido com o seu ou se é melhor ir para outra “rua”;
  • segundo, considere que quase todos os estandes estão competindo por atenção com instrumentos parecidos, então, preocupe-se em como você pode atrair o público em vez de “gritar” para ele. Brindes, moças bonitas, um display curioso de produtos: tudo isso é válido. Pense no que costuma chamar sua atenção em outros eventos ou em supermercados e adote estratégias parecidas.

Faça um “teaser”

Sua empresa vai lançar um produto novo no evento? Quase todas as outras também. Em vez de inaugurá-lo no primeiro dia, considere deixar o lançamento para o dia mais cheio (em um evento tradicional de quinta a domingo, normalmente é o sábado, mas é aconselhável pesquisar com os organizadores do evento). Você pode exibir o produto estrategicamente coberto por uma cortina e anunciar o dia e a hora do lançamento. Acredite, atrai muita gente.

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